Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos estão desaparecendo no Oriente Médio em velocidade recorde

Em 2025, os cristãos serão apenas 3% da população do Oriente Médio. Em 2010 eles eram 4,2%, denuncia Todd Johnson, diretor do Centro para o Estudo do Cristianismo Global do Seminário Teológico Gordon-Conwell, em Massachusetts, EUA. Um século antes, em 1910, eram 13,6%. O declínio acelerado só é comparado com os números durante a expansão do islamismo, no século 7 e 8.

Atualmente, insiste Johnson, os cristãos estão sendo perseguidos não só pelo Estado Islâmico, que perdeu consideravelmente a força na região, mas por grupos que recebem apoio dos EUA e da Europa por serem “moderados” e que se oporiam ao extremismo.

O norte da África é o destino de muitos jihadistas que fugiram de ataques da coalização de países ocidentais e da Rússia. A recente onda de atentados e assassinatos de cristãos no Egito mostra que o ideal dos defensores dessa “guerra santa” permanece vivo.

O grupo de pessoas que mais enfrenta perseguição e preconceito religioso em todo o mundo são os cristãos. Embora a maioria dos governos se recuse a denunciar isso nas Nações Unidas, a maior causa desse banho de sangue constante são os islâmicos.

Raymond Ibrahim, um especialista no Oriente Médio, expõe os detalhes. Ele lembra que, no passado, a região tinha grandes concentrações de judeus, que acabaram fugindo para não serem mortos. A perseguição islâmica está diretamente ligada ao que Maomé ensinava seus seguidores desde o início.

O êxodo de cristãos deixará o Oriente Médio totalmente dominado pelo Islã, cujas grupos rivais já se enfrentam para tentarem exercer o domínio. A tendência é o radicalismo na região vai aumentar. Conflitos entre muçulmanos sunitas e xiitas ocorrem em diversos pontos do mundo árabe e a tendência é piorar, até que um deles saia vencedor.

“O desaparecimento das minorias [cristãos, yazidis, judeus] prepara o cenário para que os grupos mais radicais dominem a sociedade”, analisa Johnson. “Minorias religiosas, até agora, tinham um efeito moderador.”

Ahmed Abu Zeid, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Egito, negou que o governo discrimine os cristãos e diz que o governo está fazendo tudo o que pode para combater o terror. Mas os números contam uma história diferente. O presidente Abdel Fattah Al Sisi decretou um estado de emergência justamente por que não consegue impedir que os jihadistas continuem matando.

Ativistas cristãos no Egito denunciam que, além disso, os cristãos têm sido excluídos de alguns empregos do governo, e as novas leis tornam praticamente impossível se construir ou restaurar uma igreja.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Desde 2011, a “primavera árabe” que foi comemorada no Ocidente, provou ser o “inverno cristão”. O que começou como revoluções que prometiam mudar o Oriente Médio, terminou com a multiplicação de conflitos religiosos, guerra civil e a explosão de grupos extremistas islâmicos.

Após 11 de setembro de 2001 o mundo passou a prestar mais atenção neles, embora historicamente eles sempre existiram no contexto islâmico. De fato, o que o ocidente chama de “terrorista” muitos líderes muçulmanos chamam de um “bom fiel”.

A guerra civil na Síria, iniciada em 2011, resultou na morte ou fuga de cerca de metade da população cristã do país – 2,5 milhões. Líderes da igreja cristã no Iraque dizem que apenas um quinto dos cristãos do país permanece no país. Eles eram cerca de 1,5 milhão em 2003. Por exemplo, a cidade de Mosul, pela primeira vez em quase dois milênios não tem uma população cristã identificável.

No início, os cristãos que fugiam das guerras escaparam para os países vizinhos, como o Líbano e a Turquia, mas isso despertou a fúria dos islâmicos dessas nações, que não desejam mais cristãos por lá e também aumentaram a perseguição. Aqueles refugiados que pensavam estar a salvo na Europa, não demoraram muito para descobrir que continuavam odiados pelos muçulmanos que também fugiram dos seus países.

O bispo anglicano Andrew White, que dedicou sua via ao trabalho no Iraque, anunciou recentemente: “A hora chegou, a história do cristianismo no Iraque terminou. Em breve, não haverá nenhum cristão. Alguns dizem que os cristãos deveriam ficar para manter sua presença histórica, mas isso se tornou muito difícil. Todos os cristãos que fugiram do Estado Islâmico no Oriente Médio, dizem a mesma coisa: não há como voltar. Eles já sofreram demais”.

O cenário é o mesmo em quase todo o Oriente Médio e, para os especialistas, com a consolidação do extremismo islâmico, Israel se tornará o seu próximo alvo.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/cristaos-estao-desaparecendo-no-oriente-medio-em-velocidade-recorde/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Lucinho
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo César Augusto
Pastor Marco Feliciano
Bispo Rodovalho
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Benny Hinn
Bispa Ingrid Duque
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Missionário RR Soares
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Billy Graham
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Missionário David Miranda
Pastor Geziel Gomes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Joyce Meyer
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Camara
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Sonia Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantora Nivea Soares
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil